O mito como processo de autoconhecimento

terça-feira, 1 de setembro de 2015
Os mitos e os contos de fadas são uma alegoria dos valores da psique coletiva inconsciente do homem. São descrições de suas experiências psíquicas, a estrutura básica de sua vida subjetiva.

A qualidade dual do símbolo nos mitos, contos de fadas ou temas religiosos tendem a ter o sentido de “ou isto ou aquilo”. Entretanto, as duas faces do símbolo são importantes para que possa ser comunicado o seu significado.

O símbolo manifesta um processo psíquico, assim como uma qualidade ou tipo de experiência. Dragões, demônios, gigantes, ogros e outros monstros, príncipes e princesas, fadas e bruxas são processos psicológicos, estados de desenvolvimento da consciência, cuja melhor representação é através de símbolos, pois não podem ser explicados literal e intelectualmente. São processos de vida e o indivíduo que os experimentou conhece sua realidade, tanto subjetiva quanto objetivamente. A consciência é projetada no corpo e no ambiente, no qual atua como personalidade.

No interior da psique individual há uma tendência em direção à unidade ou integralidade. Essa integração de aspectos opostos, luz e sombra, nos traz a libertação através da compreensão. A natureza do conflito de polaridades é necessária ao desenvolvimento e ampliação da consciência.

Os seres humanos só conquistam o livre arbítrio através do autoconhecimento e só procuram esse autoconhecimento quando as coisas se tornam tão dolorosas e sofridas a ponto de não lhes permitir outra escolha.

Contudo, esse tipo de experiência pode nos trazer a alegria da libertação psicológica. São oportunidades de crescimento.

Talvez aquilo que esteja sendo realmente exigido de nós, por nossas psiques, é a consciência de que cada obstáculo, desapontamento ou medo possa ser utilizado como meio para se obter uma percepção muito mais ampla dos misteriosos mecanismos da psique; e que, através dessas experiências pessoais, possamos perceber o significado de nossas próprias vidas.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Voltar ao Topo